segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alvarenga ganha Subprefeitura e Rede Fácil

Novas unidades foram inauguradas na noite desta sexta; meta é aproximar poder público da população.

O terceiro posto descentralizado da Rede Fácil de São Bernardo, onde são oferecidos diversos serviços da Prefeitura, e a Subprefeitura do Alvarenga, ambos no número 5.815 da estrada dos Alvarengas, foram inaugurados na noite desta sexta-feira (23/10). Além do prefeito Luiz Marinho, estavam presentes ao evento, entre outras autoridades, o subprefeito designado para a região, João Bosco, e o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.

O aposentado Francisco Aderval Gomes Pereira, que mora em São Bernardo há 30 anos, levava cerca de uma hora para ir da região do Alvarenga, onde reside, até a unidade da Rede Fácil no Centro para resolver pendências e ter acesso a alguns serviços oferecidos pela Prefeitura.

“Era uma hora para ir e mais uma hora para voltar. Perdíamos a manhã para resolver um atraso de IPTU, por exemplo. Porém, agora, com essa nova unidade da Rede Fácil aqui no Alvarenga, em 15 minutos chego e resolvo tudo”, disse o morador.

900 SERVIÇOS - A Rede Fácil oferece postos descentralizados também no Riacho Grande e no Bairro Assunção, onde o morador tem acesso a cerca de 900 serviços. Entre os mais procurados estão parcelamento de débitos, abertura de processos, mudança de nome de cadastro fiscal, segundas vias de IPTU e ISS, cadastros de indicação real infrator (multa de trânsito) e certidões.

“O novo posto irá facilitar a vida de quem antes precisava ir até o Centro para resolver um problema”, disse o prefeito Luiz Marinho.

O secretário de Serviços Urbanos lembrou que os moradores também têm à disposição o VcSBC, aplicativo para smartphones e tablets, criado a partir do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), pelo qual é possível enviar fotos e relatar os problemas detectados na cidade, como necessidade de poda de árvore ou lixo jogado em local inadequado.

Para isso, basta se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação. “Desde o lançamento, em junho, contabilizamos 8.103 atendimentos a partir do aplicativo”, explicou.

APLICATIVO - O VcSBC oferece 113 serviços ao usuário, que podem ser requeridos com um simples cadastro. O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou com a instalação do sistema, gratuitamente, em smartphones e tablets que operem com Android e iOS.

João Bosco, subprefeito da região, salientou que a nova equipe ficará atenta às demandas dos moradores do Alvarenga e que estará sempre pelas ruas da região ouvindo a comunidade. “Queremos a população como parceiros”, enfatizou.

Bosco tem 72 anos, é natural de São José do Ipiranga, na Paraíba, e formado em sociologia pela Fundação Santo André. Reside em São Bernardo há 51 anos e tem 21 anos de experiência na vida pública. Seu último trabalho na Prefeitura de São Bernardo foi como supervisor do setor de mobilização e participação popular, na Secretaria de Habitação.

Além do atendimento presencial, o morador pode ligar para o telefone 0800 77 08 156.

CONFIRA OS POSTOS DA REDE FÁCIL

  • Centro – Praça Samuel Sabatini, 50 – térreo do Paço Municipal - De segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado, das 7h às 13h;
  • Assunção – Avenida Robert Kennedy, 3.438 - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Riacho Grande – Avenida Araguaia, 265 - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Alvarenga – Estrada dos Alvarengas, 5815 - De segunda a sexta-feira, 8h às 17h.
Fonte: ABCD Maior

Nenhum comentário: